Pré-história: Período Paleolítico
AUTORA
Professora Daniele de Fatima Ochinski, quarto ano A
Nos conteúdos programáticos do 4° ano A, eu professora Daniele de Fatima Ochinski, iniciei a disciplina de História introduzindo temáticas a respeito da pré história.
Após aulas expositivas sobre os períodos que contemplam essa divisão historiográfica, o recurso midiático escolhido para representar esse período de modo mais didático foi o uso da televisão, com a reprodução fílmica de "Os Croods", que de maneira divertida fez com que os alunos visualizassem essa temática, que muitas vezes se apresenta de maneira abstrata para essa idade.
Os Croods conta a história de uma família que viveu grande parte de sua vida em uma caverna e após um fenômeno natural são forçados a conhecer o mundo exterior e ir em busca de uma nova casa.
O objetivo de trabalhar o filme foi observar a transição do período paleolítico para o período paleolítico superior onde o grupo familiar conhece o fogo.
Os alunos puderam analisar também as dificuldades que passavam os homens primitivos e como faziam para sobreviver.
Conversamos também sobre as mudanças climáticas pelas quais o nosso planeta passou e está passando.
Por fim, após o filme, os alunos realizaram um trabalho escrito envolvendo elementos de "os Croods" , a pré história e toda discussão feita em sala por meio do filme.
Nas próximas aulas daremos sequência ao conteúdo, assistindo “ O croods 2”, onde irá falar da fase Neolítica, onde começa a se introduzir a agricultura e o movimento do sedentarismo e a formação das primeiras comunidades.
As mídias são de extrema importância e ajudam no aprendizado, ajudando aos alunos a usufruírem de modo integral dos conteúdos repassados em sala.
AUTORA
Professora Jayne Maria Witchemichen, quarto ano B
No início do conteúdo de História para o 4º ano A, iniciei com a temática da Pré-História. Para facilitar a compreensão dos alunos sobre esse período, optei por uma abordagem didática que envolvesse aulas expositivas, seguidas do uso de recursos audiovisuais. A escolha do filme "Os Croods" foi uma estratégia para tornar o conteúdo mais acessível e interessante, permitindo que os estudantes visualizassem de maneira divertida e envolvente um período histórico que, muitas vezes, pode parecer abstrato para essa faixa etária.
"Os Croods" conta a história de uma família de caçadores e coletores que vive em uma caverna. Após um fenômeno natural, eles são forçados a sair em busca de um novo lar, enfrentando o desconhecido e adaptando-se a um mundo exterior. O filme foi utilizado para ilustrar a transição do período Paleolítico para o Paleolítico Superior, com destaque para a descoberta do fogo, que transformou a vida do grupo familiar.
Durante a exibição do filme, os alunos puderam refletir sobre as dificuldades que os seres humanos primitivos enfrentavam para sobreviver e as estratégias que utilizavam para lidar com os desafios da natureza. Além disso, discutimos as mudanças climáticas que o nosso planeta passou ao longo da história e como essas transformações influenciaram as condições de vida da humanidade.
Após a exibição, os alunos realizaram um trabalho escrito no qual puderam integrar os elementos do filme, o conteúdo aprendido sobre a Pré-História e as discussões realizadas em sala de aula. Essa atividade permitiu que eles consolidassem o conhecimento de maneira criativa e reflexiva.
Nas próximas aulas, continuaremos explorando o tema com a exibição de "Os Croods 2", que aborda o período Neolítico, marcando o início da agricultura, o sedentarismo e a formação das primeiras comunidades. Esse recurso audiovisual será utilizado para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as mudanças significativas que ocorreram na história humana, com destaque para o desenvolvimento das primeiras civilizações.
O uso de mídias, como filmes e outros recursos audiovisuais, é de extrema importância no processo de aprendizagem. Elas ajudam a contextualizar e dinamizar os conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e acessível para os alunos, promovendo uma compreensão mais integral do conhecimento transmitido em sala de aula.
Professora Daniele de Fatima Ochinski, quarto ano A
Nos conteúdos programáticos do 4° ano A, eu professora Daniele de Fatima Ochinski, iniciei a disciplina de História introduzindo temáticas a respeito da pré história.
Após aulas expositivas sobre os períodos que contemplam essa divisão historiográfica, o recurso midiático escolhido para representar esse período de modo mais didático foi o uso da televisão, com a reprodução fílmica de "Os Croods", que de maneira divertida fez com que os alunos visualizassem essa temática, que muitas vezes se apresenta de maneira abstrata para essa idade.
Os Croods conta a história de uma família que viveu grande parte de sua vida em uma caverna e após um fenômeno natural são forçados a conhecer o mundo exterior e ir em busca de uma nova casa.
O objetivo de trabalhar o filme foi observar a transição do período paleolítico para o período paleolítico superior onde o grupo familiar conhece o fogo.
Os alunos puderam analisar também as dificuldades que passavam os homens primitivos e como faziam para sobreviver.
Conversamos também sobre as mudanças climáticas pelas quais o nosso planeta passou e está passando.
Por fim, após o filme, os alunos realizaram um trabalho escrito envolvendo elementos de "os Croods" , a pré história e toda discussão feita em sala por meio do filme.
Nas próximas aulas daremos sequência ao conteúdo, assistindo “ O croods 2”, onde irá falar da fase Neolítica, onde começa a se introduzir a agricultura e o movimento do sedentarismo e a formação das primeiras comunidades.
As mídias são de extrema importância e ajudam no aprendizado, ajudando aos alunos a usufruírem de modo integral dos conteúdos repassados em sala.
AUTORA
Professora Jayne Maria Witchemichen, quarto ano B
"Os Croods" conta a história de uma família de caçadores e coletores que vive em uma caverna. Após um fenômeno natural, eles são forçados a sair em busca de um novo lar, enfrentando o desconhecido e adaptando-se a um mundo exterior. O filme foi utilizado para ilustrar a transição do período Paleolítico para o Paleolítico Superior, com destaque para a descoberta do fogo, que transformou a vida do grupo familiar.
Durante a exibição do filme, os alunos puderam refletir sobre as dificuldades que os seres humanos primitivos enfrentavam para sobreviver e as estratégias que utilizavam para lidar com os desafios da natureza. Além disso, discutimos as mudanças climáticas que o nosso planeta passou ao longo da história e como essas transformações influenciaram as condições de vida da humanidade.
Após a exibição, os alunos realizaram um trabalho escrito no qual puderam integrar os elementos do filme, o conteúdo aprendido sobre a Pré-História e as discussões realizadas em sala de aula. Essa atividade permitiu que eles consolidassem o conhecimento de maneira criativa e reflexiva.
Nas próximas aulas, continuaremos explorando o tema com a exibição de "Os Croods 2", que aborda o período Neolítico, marcando o início da agricultura, o sedentarismo e a formação das primeiras comunidades. Esse recurso audiovisual será utilizado para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as mudanças significativas que ocorreram na história humana, com destaque para o desenvolvimento das primeiras civilizações.
O uso de mídias, como filmes e outros recursos audiovisuais, é de extrema importância no processo de aprendizagem. Elas ajudam a contextualizar e dinamizar os conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e acessível para os alunos, promovendo uma compreensão mais integral do conhecimento transmitido em sala de aula.
Comentários
Postar um comentário