HISTÓRIA DO PARANÁ E MÚSICA: IDENTIDADE E CULTURA PARANAENSE
AUTORA
Professora Ms. Jayne Maria Witchemichen, quarto ano B
Professora Ms. Jayne Maria Witchemichen, quarto ano B
A visão dos alunos sobre o nosso Estado certamente será diferente depois dessa aula. Na semana do dia 09 de junho, os estudantes do 4º ano B da Escola Municipal Vilma Rossa Bartiechen conheceram melhor sobre aspectos da formação do Estado do Paraná. Nessas aulas, os alunos puderam entender como aconteceu a chegada dos bandeirantes paulistas, assim como dos imigrantes ao nosso Estado. Também foi enfatizado a importância dos grupos indígenas que habitavam o território, e como a cultura dos povos originários influencia toda formação do Paraná.
A fim de complementar a aula e torna-la mais atrativa, a professora e historiadora Ms. Jayne Maria Witchemichen recorreu ao recurso audiovisual para que os alunos compreendessem aspectos culturais e identitários paranaenses. Para isso, foram trabalhadas algumas canções em aula.
A primeira delas, um clássico que todos paranaenses cantam com orgulho: “Bicho do Paraná”, de João Lopes. A canção foi lançada na década de 1980 em uma campanha da RPC para reforçar o sentimento de pertencimento ao Estado. Em 2022, a música foi reconhecida como hino não oficial do Paraná, mas que demonstra vários aspectos da identidade.
Além disso, as crianças puderam conhecer a banda de rock curitibana Blindagem. Trabalhamos as letras das canções “Lá vai o trem” e “Cheiro de mato”, que também trazem aspectos culturais relevantes para compreender nossa própria identidade. Além disso, as crianças puderam ouvir os relatos da professora que já teve o privilégio de conhecer os integrantes da banda e assistir um show. Para além disso, chegamos até ao fato de que a banda já chegou a compor com nosso eterno poeta paranaense Paulo Leminski.
Por conta da música, a aula foi finalizada de uma maneira muito divertida. As crianças se empolgaram com as canções, e certamente conseguiram compreender nuances da História do Paraná que somente a arte pode proporcionar.
Comentários
Postar um comentário