Câmara Mirim

AUTORA
Professora Erika Michalak Cassiano, 5º ano

Nesse mês de agosto a Escola Municipal Vilma Rossa Bartiechen aderiu ao projeto da Câmara de Vereadores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Irati, elegendo seus dois vereadores mirins.

A câmara mirim foi criada através da lei municipal 3.481 em 2012, com o propósito de promover uma maior interação entre a câmara de vereadores e a comunidade escolar. Neste ano escola foi selecionada para aderir ao projeto que foi realizado com os alunos do 5º ano da professora Erika Michalak Cassiano com a coordenação de Eliane Setnaski do Bomfim.

O trabalho teve início com um estudo prévio sobre a importância do cargo de vereador e sua função junto à comunidade e o poder público. Para isso foi utilizado como material de apoio o guia impresso explicativo “VEREADOR, A BASE DA DEMOCRACIA”. Na sequência foi feita uma meet com os pais e alunos para explicar o projeto e efetuar a candidatura dos futuros vereadores mirins. Durante o período que se seguiu cada candidato teve a oportunidade de gravar um vídeo apresentando-se como candidato ao cargo, os vídeos foram veiculados no grupo de watts da escola.

A votação seguiu cumprindo todos os critérios democráticos exigidos pela lei e no dia 16 de agosto deu-se a contagem dos votos onde obtivemos como eleitos as alunas Laura Cordeiro Machado como vereadora e Gabriele Lourenço de Sousa como suplente.

A diretora Adriani Benato comenta que a escola sente-se honrada em participar desse importante projeto que tanto contribui para a formação dos indivíduos enquanto cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídias auxiliam escola em projeto contra o trabalho infantil